quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Deu no Farmacia.com.pt

O sítio Farmacia.com.pt, de Portugal, noticiou quase em tempo real a informação divulgada pela agência americana FDA acerca da alteração na bula da Varfarina. No link acima, a versão original, em português.

2 comentários:

Anônimo disse...

A notícia representa de fato, um marco na medicina personalizada pois, por meio de uma entidade reconhecida ratifica a importância do uso de doses direcionadas, potencializando (e otimizando) o efeito da droga (varfina). Assim como os coktéis para HIV (orientados as linhagens) este tipo de personalização terapeutica redefine a relação paciente e evolução de sua deficiência, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Fernando disse...

Bem lembrada a menção feita ao papel da genotipagem do HIV-1 e seu papel na escolha da melhor opção terapêutica para o tratamento daquela infecção. De certa forma, já há alguns anos os infectologistas estão habituados a confrontar achados fenotípicos (como os antibiogramas dos isolados bacterianos) e genotípicos (geralmente, oriundos de seqüenciamento de partes de genomas virais - HIV, HCV e HBV, por exemplo) para definir as melhores opções de tratamento.